Teólogos Cristãos – Soren Kierkgaard

Escolha agora » Básico em Teologia | Mestre em Teologia | Doutor em Teologia

Quem não já passou por crises e vendavais na vida? É praticamente uma pergunta retórica. Vez por outra ficamos às voltas com aflições e angústias que não podemos sequer começar a entender como chegaram a nós e tão pouco um meio de solucioná-las.

A depressão e a ansiedade são características marcantes de nossa época.

E com o mundo cada vez mais em choque de culturas, não é nada errôneo dizer que estamos, eu e você, caro leitor, vivendo num tempo de grave crise existencial, como jamais visto. soren-kierkegaard Vejo muita proximidade desse caos ideológico do nosso mundo do século XXI com a histórica de um pensador dinamarquês e pastor, chamado Soren Kierkgaard. Combateu o pensamento racionalista hegeliano, no qual dialética comanda os eventos na evolução da mentalidade humana e da história como um todo.

Suas ideias deram luz à corrente existencialista.

Até que chegasse a fazer frente a esta escola filosófica, tão bem aceita em toda a Europa, Kierkgaard precisava passar por alguns processos que são comuns a todo estudante de teologia.

A vida de um dos grandes pensadores da história da humanidade

A Dinamarca do século XIX abrigaria um dos maiores e mais influentes gênios da filosofia e teologia. Um homem que bateu de frente com o pensamento hegeliano, o qual pressupunha a primazia da razão como único meio de acessar a verdade. E mais que isso: se pôs como voz profética diante de uma igreja institucionalizada e moralmente caída.

Um homem profundamente impactado pelo sofrimento existencial. Cheio de pesos e traumas em sua história, sobre a qual contarei um pouco agora. No dia 5 de maio de 1813 Kierkgaard nasceu. Crescendo em meio à devoção religiosa luterana. Seu pai, Michael Pedersen Kierkegaard, com que tinha um relacionamento difícil, era uma personalidade bastante controversa. Melancólico, mas batalhador, o Sr. Pedersen conseguiu ascensão financeira num momento histórico de grave crise econômica na nação Dinamarquesa, por conta das guerras empreendidas por Napoleão Bonaparte.

A casa de Kierkegaard praticamente era o point de reunião da liderança religiosa e política de Copenhague. Seu pai tornou-se um líder social e religioso.

Porém, apesar de ter uma casa próspera, o pai do jovem Kierkegaard sofria de uma depressão recorrente por conta de uma blasfêmia que disse em estado de fúria, amaldiçoando solenemente a Deus! Somado ao fato de ter engravidado sua segunda esposa antes do casamento, sua situação espiritual lhe enchia de culpas. Ele já não acreditava mais na salvação de sua alma.

Em seu diários, Kierkegaard sempre falou da influência pesada e negativa que seu pai tinha sobre ele. Por isso seus principais intérpretes hoje falam do quanto isso influenciou o seu pensamento. O episódio da blasfêmia do pai foi chamado por ele de “O Grande Terremoto”. Ele ainda acabou manifestando o mesmo temperamento melancólico que seu pai tinha. Temia que a maldição estivesse perseguindo sua família por conta dos pecados do pai. Que lar difícil!

De saúde debilitada, Kierkgaard foi rejeitado pelo exército como incapaz. Essa fraqueza era compreendida por ele como outra amostra da maldição a que sua casa estava sujeita. Ele cria que, como seus 5 irmãos mais velhos, iria morrer prematuramente antes dos 34 anos de idade. Acredito que esse relacionamento perturbador foi como a agressão que a ostra sofre no fundo do mar, quanto um resíduo consegue penetrar na sua concha dura e a invadir.

Apesar de agredida, a ostra solta uma linda pérola. Esse homem, um dos grandes pensadores da história do cristianismo. Estava, ainda que não soubesse, fabricando, dentro de si, uma pérola do mais belo fulgor.

✢ ✢ ✢

Você deseja interpretar, entender e memorizar melhor a Bíblia Sagrada?
CLIQUE AQUI e BAIXE GRÁTIS o nosso Guia Prático Para Estudar a Bíblia!

✢ ✢ ✢

Como surgiu o grande pensador Soren Kierkgaard?

Entre os anos de 1830 e 1840, Kierkgaard estudou teologia na Universidade de Copenhague. Naquele período ele acabou por se envolver bastante com os estudos de literatura e filosofia. Kierkgaard ainda estava muito perturbado durante seus estudos universitários. Chegou a romper o relacionamento com o pai em 1832, tendo se reconciliado pouco antes dele morrer. Em rebelia, misturou-se com seus colegas, tentando afagar seus sofrimentos numa vida dissoluta. E, como muitos de nós, teve seus desvios e quedas na fé. Mesmo assim, começou a mostrar sua genialidade, ao escrever de modo incessante quando se aproximava dos 34 anos de idade. Época em que acreditava que lhe seria dado cabo da vida, como paga dos pecados do pai e dele próprio.

Seu pensamento já se mostrava diferenciado. Ele possuia um nível argumentativo altíssimo.

O saber filosófico era encarado por ele de modo totalmente diferente da escola hegeliana. Kierkgaard preferia referir seu estudo filosófico a subjetividade dos romances, do que ao racionalisto imposto pela escola de Hegel.

O que acordou a voz profética?

Ao ver seu pai morto, Kierkgaard meio que “acordou”. Passou por um amadurecimento repentino. Passou a ver a vida com mais responsabilidade e finalmente mudou para o que podemos chamar de “a última fase” do seu pensamento. No ano de 1854, Kierkgaard teve a percepção do estado espiritual deplorável que se encontrava a Igreja Oficial Dinamarquesa.

O cristianismo luterano era a religião oficial no país. Mas, profundamente apegada à coroa Dinamarquesa, a Igreja quase veio a se tornar uma repartição do Estado. Os bispos eram como funcionários públicos. Todos os que nasciam eram já de berço considerados cristãos. Não havia apelo nenhum à conversão. A pregação já se misturava com o secularismo e com a filosofia hegeliana racionalista. Qualquer semelhança com nosso tempo NÃO é mera coincidência.

Levantando-se como voz profética, Kierkgaard entendeu estar autorizado pelo próprio Deus a falar contra aquela igreja que ia após a Coroa nos moldes Constantinianos. Defendeu a necessidade de uma experiência com Deus. Condenou a hipocrisia. Combateu toda a configuração ministerial que transformava os pastores das igrejas em algum tipo de funcionários públicos.

Escreveu extensamente exortando os crentes a mudarem de vida. Kierkgaard estabeleceu os três pontos chave de sua teologia, que representam as três fases da existência humana (que, como você pode ver, ilustram a própria vida do pensador):

  1. O estado Estético. Onde o ser está ainda vivendo em volta das coisas efêmeras da vida, buscando apenas seu próprio prazer e bem estar.
  2. O estado Ético. Nele o homem já se encontra preocupado com o bem comum e questões mais profundas da vida. No estado ético, ao contrário do primeiro, o ser está mais solidário e enxerga para além da beleza.
  3. O estado Religioso. Aqui o ser atinge a meta espiritual. Aqui o homem tem um real encontro com Deus através de Cristo. No estado da verdadeira religião, se vive realmente pela fé.

Com a fortuna que recebeu de herança do pai, Kierkgaard pôde fazer mestrado e especializar-se em filosofia, além de viver o restante de seus dias produzindo uma vasta literatura.

Ele tornou-se o maior precursor e para muitos o “Pai do Existencialismo”. Mas, seu maior legado, certamente esteve no seu último estado, quando pôde se tornar um luzeiro que até hoje reflete a luz de Cristo nos materiais que temos dele. Se você quer trazer a luz de Cristo à sua geração, este é um exemplo a ser seguido com toda a certeza.

Não hesite em atender ao chamado. Capacite-se!

Se você deseja aprofundar seu conhecimento bíblico e teológico nós temos o Curso de Teologia ideal para você, também, fazer a diferença no mundo, impactando as pessoas ao seu redor e a sua Igreja.


QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI!

Agora eu gostaria de falar sobre outra questão importante para você!

Neste ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e de forma sistemática? Que tal você experimentar por 1 mês o mais completo Curso Online de Bacharel em Teologia, através de apostilas e vídeo-aulas... No conforto de seu lar, com linguagem simples, direto em seu computador, tablet ou celular?

Se você deseja um aprofundamento incrível nos assuntos da Bíblia e da Teologia, CLIQUE AQUI e veja como funciona. Oferta Especial de Lançamento... Vagas Limitadas!

Deixe o Seu Comentário...